O Projeto

Considerando a prática como parte importante para o aprendizado, o 2º ano matutino do curso de Comunicação Social – Jornalismo da Universidade Estadual de Londrina (UEL) produz um radiojornal, no qual são colocados em prática os conceitos estudados em sala de aula. Além dos conceitos, tivemos uma iniciação prática por meio de exercícios de locução e de produção de uma matéria que possibilite um primeiro contato com a elaboração de pauta, a linguagem radiofônica, a produção e a edição de reportagens. 

Por meio de discussões entre a turma, foram escolhidos o público-alvo, horário de transmissão, as editorias, nome e slogan, conceitos que acabaram por definir o perfil do radiojornal proposto. O Expresso Londrina – nome dado ao programa proposto -é veiculado durante as aulas da disciplina orientada pela Profª Márcia Neme Buzalaf e tem, como público alvo, a faixa etária entre 25 e 40 anos referente às classes B e C. Além disso, é simulada uma transmissão por freqüência modulada no horário compreendido entre as 7 e 8 horas.

Com o slogan “A estação da notícia”, o projeto elaborado pelos estudantes conta com a cooperação e o trabalho em equipe de todos. Portanto, espera-se que, além da aplicação de conceitos e o conhecimento apreendidos, todos os objetivos propostos por esse trabalho sejam alcançados. 

Nesse blog, criado e organizado pelos próprios alunos, pretende-se uma interação maior com o público, buscando sempre uma dinâmica entre os meios de comunicação. Essa união do rádio com o online, muito importante hoje em uma sociedade globalizada, é uma mostra de que nós, alunos, estamos sempre a procura de novidades.